FunkMMA: Força e Condicionamento

Como Agendar seus Treinamentos

Como agendar o treinamento de condicionamento junto com o treinamento de habilidades e combate

Um ponto de dor compartilhado por lutadores de combate é a programação dos treinamentos de força e condicionamento, mantendo o seu programa de treinamento de habilidades e combate, juntamente com suas atividades diárias.

A maioria de nós não é abençoada com a capacidade de combater em tempo integral, onde fazemos treinos de habilidade de manhã e sessões de técnicas de força e condicionamento na mesma tarde. Então, como vamos fazer isso?

Agendar Treinos

Enquanto o treinamento de habilidades deve permanecer como o principal foco, os treinos de força e condicionamento não podem ficar no banco de trás. Eles devem estar no “banco do passageiro”, se você quiser.

Quanto melhor condicionado o atleta estiver, mais efetivo e eficiente você estará na fase de aprendizagem ou na fase aprimoramento de suas habilidades de luta de combate. Imagine você trabalhando em nova habilidade Muay Thai e seu condicionamento ser mínimo.

Você não seria capaz de terminar a sessão… parece um desperdício. Se o seu sistema cardio vascular não é regularmente trabalhado ou é negligenciado você não terá a energia necessária para continuar o treinamento.

Você não só será capaz de continuar com a atividade, como também estará sujeito a lesões.

É importante como um lutador de incluir sessão de treino de força e condicionamento junto com seu treinamento de habilidades e atividades diárias normais (trabalho, escola, etc)

Cada semana você deve tentar executar treinamentos de força, circuitos de condicionamento, Sprints (arrancadas) e treinamentos para o núcleo abdominal.

Ao construir sua rotina de exercícios, você precisa considerar a inclusão dos seguintes elementos:

  • Habilidades e treinos de combate: quantas vezes você precisar, fale com o seu treinador
  • Força e condicionamento: 3 vezes por semana regularmente, pelo menos 4 vezes por semana quando for alguma pré-competição
  • 1-3 dias de descanso por semana: É durante a recuperação depois de treinar que você ficará mais forte e melhor. A recuperação deve ser a parte inicial da construção de seu programa.
  • Treino de Flexibilidade: Previne lesões dos tecidos moles na forma de entorses, distensões e lesões articulares.
  • Aquecimento e Alongamento pós-treino: Recuperar mais rapidamente, permanecer flexível e evitar lesões durante o treino.

Você vai descobrir que um monte de aulas de treinamento de habilidades incluem sessões de condicionamento, mas isso não é suficiente para construir o seu condicionamento físico geral. Você deve preencher o espaço vazio do que você está perdendo ao longo da semana em seus dias de treinamento que não são de habilidade e após sessão de treinamento.

Amostra de programação de treinamento:

O cronograma de exemplo a seguir é para um lutador que tem Treinamento de Habilidades – Três dias por semana, Segunda-feira – Quarta-feira – sexta-feira (com o condicionamento integrado na quarta-feira)

  • Segunda-feira – Treino de Habilidade / Treinamento Desportivo e Condicionamento Metabólico
  • Terça-feira – Circuito de Força e Abdômen / Torso
  • Quarta-feira – Treino de Habilidade / Treinamento Desportivo (condicionado integrado)
  • Quinta-feira – Treinamento Sprint (Arrancadas) e Abdômen / Torso
  • Sexta-feira – Treino de Habilidade / Treinamento Desportivo
  • Sábado – Treino de Sprint com Intervalo – Treino de Força e Condicionamento – Abdômen / Torso
  • Domingo – DESCANSO – planejar e preparar para próxima Semana

Seu amigo e treinador,
Funk Roberts